O que vem à sua cabeça quando você escuta a palavra empreendedorismo? Provavelmente a imagem de alguém que está montando o seu próprio negócio ou que possui uma empresa, correto? A definição não está de todo errada, mas o conceito vai além disso… Nós podemos ter uma atitude empreendedora na criação de um negócio próprio, no desenvolvimento do nosso trabalho nas empresas, numa transição de carreira e até mesmo na gestão da nossa vida.
Atitude empreendedora é um comportamento observado em indivíduos que buscam soluções, correm riscos calculados, enxergam oportunidades e realizam ações transformadoras mesmo em cenários adversos. São profissionais capazes de empreender não somente criando empresas e negócios, mas que sobretudo colocam o empreendedorismo em prática na execução das tarefas, seja como funcionário de empresas ou na vida.
Ter uma atitude empreendedora é desenvolver uma visão 360º, é ousar, assumir riscos e responsabilidades, é ser proativo diante da vida. Um empreendedor está sempre atento às oportunidades, não fica paralisado diante dos desafios, ele analisa as situações, mapeia os riscos, desenvolve competências, planeja, cria soluções e age! Ele vê soluções onde outros só conseguem ver problemas.
O empreendedorismo não é inato, logo a atitude empreendedora pode ser desenvolvida e aprimorada, mas exige determinação e ousadia.
10 Dicas que te ajudarão a desenvolver uma atitude empreendedora:
1. Atenção ao mercado - Estar atento e observar as tendências e dinâmicas do mercado.
2. Fazer leitura dos cenários - Saber ler cenários a partir de perspectivas diferentes e enxergar oportunidades.
3. Questionar – Questionar as situações e pensar em possíveis soluções de forma criativa. Qual necessidade, problema existe? Quais possíveis soluções (produto, serviço, atitude, ação)?
4. Estimular a curiosidade – Saber ouvir, ter a mente aberta, aprender e “reaprender” rapidamente, ler sobre assuntos diversos e fazer perguntas.
5. Inovação – Pensar em formas diferentes de resolver um problema ou em métodos que possam oferecer novas soluções. Não ter medo de ousar, de pensar de forma criativa, de criar produtos e serviços diferenciados ou de propor soluções disruptivas.
6. Entusiasmo e resiliência – Manter o entusiasmo e persistência diante dos desafios, sempre tendo atitude positiva e voltada para a ação, e quando necessário, ajustar a rota/direção.
7. Networking – Investir em parcerias e relacionamento é chave, pois abre portas e pode até mesmo ajudar na solução de uma questão.
8. Autonomia e autogestão – Ser capaz de correr riscos com responsabilidade, ousar e se manter focado ao objetivo.
9. Planejamento – ter um plano consistente considerando as variáveis de mercado e com objetivos específicos, mensuráveis e atingíveis dentro do tempo determinado.
10. Movimento - Antecipar-se, movimentar-se rapidamente, adequar-se quando necessário – AGIR!
Agora que você já sabe como desenvolver uma atitude empreendedora, que tal usá-la para encontrar soluções e oportunidades para a sua vida?!
Preparamos algumas perguntas poderosas para te ajudar a fazer um “auto coaching” e pensar em alternativas:
– Pare de reclamar e olhar para o que falta – Não gaste energia reclamando ou se inferiorizando, canalize a sua energia e foco em ações positivas e solucionadoras. O que você poderia fazer que ainda não fez?
– Questione o problema. Existe mesmo um problema? Há oportunidade de melhorar algo? O que você gostaria de ter no lugar?
– Analise as alternativas e cenários existentes. Quais seriam as outras possíveis formas de resolver a questão? Que conselhos você daria a outras pessoas na mesma situação?
– Planeje os próximos passos – Se necessário, divida por fases, comece pequeno, analise os riscos existentes em cada alternativa. Se tivesse uma varinha mágica, como resolveria? Quem pode te ajudar?
– Aja! O melhor momento é o agora. O que de pior poderia te acontecer?
A vida é movimento, estagnar diante de problemas e situações não trará a solução. Assuma uma atitude empreendedora diante da vida!