The Lighthouse

Como desenvolver uma atitude empreendedora diante da vida e enxergar oportunidades

O que vem à sua cabeça quando você escuta a palavra empreendedorismo? Provavelmente a imagem de alguém que está montando o seu próprio negócio ou que possui uma empresa, correto? A definição não está de todo errada, mas o conceito vai além disso… Nós podemos ter uma atitude empreendedora na criação de um negócio próprio, no desenvolvimento do nosso trabalho nas empresas, numa transição de carreira e até mesmo na gestão da nossa vida.

Atitude empreendedora é um comportamento observado em indivíduos que buscam soluções, correm riscos calculados, enxergam oportunidades e realizam ações transformadoras mesmo em cenários adversos. São profissionais capazes de empreender não somente criando empresas e negócios, mas que sobretudo colocam o empreendedorismo em prática na execução das tarefas, seja como funcionário de empresas ou na vida.

Ter uma atitude empreendedora é desenvolver uma visão 360º, é ousar, assumir riscos e responsabilidades, é ser proativo diante da vida. Um empreendedor está sempre atento às oportunidades, não fica paralisado diante dos desafios, ele analisa as situações, mapeia os riscos, desenvolve competências, planeja, cria soluções e age! Ele vê soluções onde outros só conseguem ver problemas.

O empreendedorismo não é inato, logo a atitude empreendedora pode ser desenvolvida e aprimorada, mas exige determinação e ousadia.

10 Dicas que te ajudarão a desenvolver uma atitude empreendedora:

1.    Atenção ao mercado – Estar atento e observar as tendências e dinâmicas do mercado. 

2.    Fazer leitura dos cenários – Saber ler cenários a partir de perspectivas diferentes e enxergar oportunidades.

3.    Questionar – Questionar as situações e pensar em possíveis soluções de forma criativa. Qual necessidade, problema existe? Quais possíveis soluções (produto, serviço, atitude, ação)?

4.    Estimular a curiosidade – Saber ouvir, ter a mente aberta, aprender e “reaprender” rapidamente, ler sobre assuntos diversos e fazer perguntas.

5.    Inovação – Pensar em formas diferentes de resolver um problema ou em métodos que possam oferecer novas soluções. Não ter medo de ousar, de pensar de forma criativa, de criar produtos e serviços diferenciados ou de propor soluções disruptivas.

6.    Entusiasmo e resiliência – Manter o entusiasmo e persistência diante dos desafios, sempre tendo atitude positiva e voltada para a ação, e quando necessário, ajustar a rota/direção.

7.    Networking – Investir em parcerias e relacionamento é chave, pois abre portas e pode até mesmo ajudar na solução de uma questão. 

8.    Autonomia e autogestão – Ser capaz de correr riscos com responsabilidade, ousar e se manter focado ao objetivo.

9.    Planejamento – ter um plano consistente considerando as variáveis de mercado e com objetivos específicos, mensuráveis e atingíveis dentro do tempo determinado.

10. Movimento – Antecipar-se, movimentar-se rapidamente, adequar-se quando necessário – AGIR!

Agora que você já sabe como desenvolver uma atitude empreendedora, que tal usá-la para encontrar soluções e oportunidades para a sua vida?! 

Preparamos algumas perguntas poderosas para te ajudar a fazer um “auto coaching” e pensar em alternativas:

–  Pare de reclamar e olhar para o que falta – Não gaste energia reclamando ou se inferiorizando, canalize a sua energia e foco em ações positivas e solucionadoras. O que você poderia fazer que ainda não fez?

–  Questione o problema. Existe mesmo um problema? Há oportunidade de melhorar algo? O que você gostaria de ter no lugar?

–  Analise as alternativas e cenários existentes. Quais seriam as outras possíveis formas de resolver a questão? Que conselhos você daria a outras pessoas na mesma situação?

–  Planeje os próximos passos – Se necessário, divida por fases, comece pequeno, analise os riscos existentes em cada alternativa. Se tivesse uma varinha mágica, como resolveria? Quem pode te ajudar? 

–  Aja! O melhor momento é o agora. O que de pior poderia te acontecer?

A vida é movimento, estagnar diante de problemas e situações não trará a solução. Assuma uma atitude empreendedora diante da vida!

Junte-se a nós! Adoraríamos tê-lo(a) a bordo. Para saber mais, por favor preencha as informações abaixo.

×