The Lighthouse

Como encontrar um trabalho com significância e alinhamento ao que faz sentido para nós

Da revolução industrial aos dias atuais, a relação entre o homem e o trabalho mudou drasticamente. Contudo, não precisamos ir até o século XVIII e retroceder anos na história para ilustrar algumas destas transformações. Se fizermos uma rápida comparação entre os nossos avós e a geração Z, por exemplo, teremos um “recorte” significativo da mudança comportamental, de mindset e da ressignificação que o trabalho teve entre estas as gerações. O trabalho deixou de ser apenas um meio de sustentação da família e sinônimo de dignidade, passando a ser sinônimo de realização e sucesso, e agora, novamente transforma-se e passa a ser visto como instrumento que pode proporcionar a oportunidade de gerar impacto positivo nas pessoas, no ambiente, no mundo. Em outras palavras, um trabalho que traga senso de propósito, que esteja conectado com algo bem maior do que somente gerar resultado financeiro através do esforço.

A crise trazida pela pandemia COVID-19 trouxe impactos inesperados e sem precedentes em todas as áreas, fazendo com que muitos de nós ressignificassem a forma de viver e de se relacionar com as coisas e pessoas. O trabalho não ficaria fora disso, uma vez que, quando empregados, dedicamos a maior parte do nosso dia às atividades laborais. Rapidamente, quase que “à fórceps”, funcionários e empresas tiveram de se adaptar ao novo cenário, e o que antes era apontado como um movimento trazido pela geração Z – a busca por trabalhos com significância e impacto positivo, passou a ganhar amplitude e se tornar o principal objetivo de pessoas de diversas gerações, que, movidas pelo desejo de fazer a diferença por meio do trabalho, priorizam satisfação profissional e realização a salários altos para desenvolver algo com o qual não se identificam.

Mas afinal, o que seria um trabalho com significância ou propósito?

Propósito é algo extremamente pessoal, que reside na interseção entre nossas competências, talentos, necessidades e as necessidades do mundo, porém não há como falar de propósito sem passar pelos nossos sistemas de valores. Ter alinhamento entre o que fazemos e os nossos motores internos é condição primordial para vivermos com propósito. Neste contexto, um trabalho com propósito estaria ligado diretamente ao sistema de valores de cada um, exercido por meio das competências e habilidades do indivíduo e gerando efeitos positivos no meio no qual ele está inserido (comunidade, cidade, pais, meio-ambiente). 

Trabalhar com algo que acreditamos ser significativo para nós e que gera impacto positivo nos outros faz com que nos tornemos mais engajados e dedicados, aumentando a satisfação e o sentido de realização. A pandemia nos fez encarar o fato de que não temos controle sobre muitos aspectos das nossas vidas. Logo, trabalhar em empresas e negócios em que acreditamos e vemos relevância faz com que nos sintamos valorizados e nos faz perceber que o nosso trabalho tem importância. Tudo isso aumenta o sentido de pertencimento e visão de que podemos fazer a diferença mesmo em menor escala. Todos ganham com isso: o funcionário, o negócio, a empresa e o meio.

5 dicas para encontrar um trabalho significativo e alinhado ao seu propósito:

1.  Pense sobre os seus motores internos: suas paixões, interesses, valores e o que verdadeiramente te move. Tenha uma clara visão sobre o que é inegociável para você.

2.  Busque por empresas, e não por cargos e funções! Faça uma lista das empresas que você admira e que acredita estarem alinhadas a valores semelhantes aos seus.

3.  Pesquise sobre as empresas. Busque referências e informações sobre a cultura interna, sobre seus líderes, seu posicionamento, projetos e sua imagem no mercado. Se possível, conecte-se com funcionários e ex-funcionários, e use ferramentas como o Glassdoor e redes sociais. 
4.  Por que estas empresas te contratariam? Conte sua história demonstrando como seus valores se alinham aos da empresa, explique como você pode fazer a diferença e também contribuir para o propósito da organização.

5.  Siga as suas empresas “alvo” nas redes sociais, acompanhe as notícias, leia os artigos, participe de webinars, mostre-se presente e interessado.

Outras dicas importantes que te ajudarão no processo de recrutamento e seleção.

–      Qual o seu Stoytelling? Como você se posiciona? Destaque o seu diferencial e as suas soft skills no seu perfil profissional (Linkedin) e durante a entrevista. Conhecimento técnico, na maioria das vezes, é um dos critérios para o recrutamento, mas o que definirá a seleção será o seu diferencial, suas soft skills e como você conta a sua história.

–      Quem não é visto, não é lembrado! Atualize o seu currículo e perfil nas redes sociais, principalmente no Linkedin e reflita: você se contrataria? Você está conseguindo contar a sua história e se destacar para as empresas que te interessam? 

–      Personalize! “One size doesn´t fit all” – Adapte seu CV para cada vaga que se candidatar, ele precisa alinhar as suas competências e objetivos às exigências da vaga em questão.

–      Relacionamento é alma do negócio – use o seu network para se manter conectado com as empresas, com os headhunters e com as pessoas que podem te ajudar a chegar até as empresas que te interessam. Convide pessoas que façam sentido para sua busca.

 Encontrar um trabalho que esteja alinhado ao que faz sentido para nós nem sempre é fácil e exige autoconhecimento e dedicação. Se você precisa de mais clareza nos próximos passos, mas não sabe por onde começar, procure apoio de um profissional experiente que já tenha vivenciado essa jornada. Pode ser uma pessoa da sua rede de contatos que você conhece e admira ou através de um programa estruturado de orientação de carreira, com um coach ou mentor profissional.

Junte-se a nós! Adoraríamos tê-lo(a) a bordo. Para saber mais, por favor preencha as informações abaixo.

×