The Lighthouse

Transição de carreira – Como realizar esta movimentação de forma segura e estruturada

Transição de carreira é uma mudança de área de atuação profissional ou quando o profissional faz uma mudança de posicionamento dentro da mesma área. É uma alternativa a ser considerada por quem não está satisfeito com os rumos da vida profissional. Em geral quem procura uma transição de carreira está em busca de maior satisfação, de novos desafios, de maior estabilidade financeira ou até mesmo de uma carreira alinhada a algo que traga mais sentido para si – um propósito.

Esta movimentação profissional pode ser pequena, por exemplo: um advogado criminal que quer mudar o seu posicionamento, ou área de atuação, e passar a advogar na área do direito tributário, mas continuará atuando como advogado; ou grande, um advogado que decide deixar o Direito para estudar Medicina. Seja qual for a movimentação é importante saber que quanto maior for a mudança, maior será a necessidade de preparação, de desenvolvimento de competências e de planejamento.

Alguns sinais marcam o momento que antecedem uma transição: sentimento de inadequação ou falta de propósito, estresse, insatisfação, impaciência e questionamento constante. Nesta primeira fase, marcada pelo desconforto, é muito importante saber identificar e observar os sentimentos e emoções envolvidas, para que o indivíduo consiga fazer uma boa gestão das emoções e conseguir planejar a sua transição de forma mais tranquila e eficaz. Após o desconforto, o profissional entra na fase da reflexão e, em alguns casos, quando possui um bom autoconhecimento e sabe o que realmente quer para si, é possível que se entusiasme diante das possibilidades que aparecem. Noutros, é comum crenças limitantes aparecerem para dificultar o processo, paralisando o indivíduo e gerando insegurança.

Devido a complexidade envolvida neste tipo de movimentação profissional, uma transição de carreira precisa ser bem pensada e planejada, para que os diversos cenários sejam analisados e aumente as chances de sucesso. Fazer uma transição somente por questões financeiras, porque brigou com o chefe ou porque quer fugir de um problema, podem não ser motivos suficientes para sustentar uma decisão tão importante para você. 

A solução passa pelo autoconhecimento e planejamento. É importante saber o que realmente se quer, quanto mais autoconhecimento o individuo tiver, mais consciente e no controle da gestão da sua mudança estará. Em seguida, deve-se planejar a mudança e se esta envolver muitos riscos, faça de forma gradual e por fases. 

Uma transição de carreira não acontece da noite para o dia, ela precisa ser bem estruturada e planejada. O individuo deve ter clareza sobre seus motores de ação (valores e crenças) e sobre o que realmente motiva a mudar.

10 Dicas para realizar uma transição de forma mais segura:

1.    Invista no autoconhecimento – Descubra mais sobre suas motivações e sobre o que realmente quer para si. Às vezes uma pequena mudança dentro da sua atual área de atuação ou empresa, pode te trazer mais satisfação e talvez você não precise realizar uma transição de carreira.

2.    Identifique o que gosta e sabe fazer bem – Quais são as suas competências, habilidades mais marcantes? Como as pessoas te reconhecem? O que você faz bem?

3.    Nova área de atuação vs competências – Para qual área, profissão ou negócio quer mudar? Quais competências são exigidas para exercer as atividades desta área ou profissão? Quais competências você possui e quais você precisa desenvolver?

4.    Informação é poder – Pesquise e estude sobre a nova área de atuação ou negócio, quanto mais informações tiver sobre a área, mais material terá para estruturar a mudança e alinhar expectativas. Pesquise através da internet, livros, jornais e revistas que falam sobre o tema, converse com profissionais da área, conheça os pros e contras envolvidos neste novo mercado. 

5.    Rede propulsora – Quem te ajuda? Identifique as pessoas que fazem parte do seu network que podem te ajudar com a transição, seja trazendo informações, conexões ou até mesmo gerando oportunidades para você.

6.    Planeje-se financeiramente – Se a sua mudança necessitar de investimento em cursos, compra de materiais, redução de salário ou até mesmo envolver a criação de um negócio próprio, você precisa se organizar e planejar financeiramente para não ter surpresas. Verifique qual o investimento necessário para realizar a mudança e se planeje. Em algumas situações você precisará de uma reserva financeira para se manter durante o período da transição.

7.    Use o tempo como aliado – Após identificar os recursos necessários para realização da sua transição é chegada a hora de planejar a sua mudança na linha do tempo. Estabeleça um prazo para realização de cada objetivo ou passo e visite o seu plano com frequência, desta forma você consegue acompanhar e gerir de perto o seu planejamento de mudança.

8.    Experimente! Seja voluntário, trabalhe pro-bono, atue como sombra de outro profissional, mas entre em contato com esta nova área ou atividade, este passo é importante para alinhar as expectativas e te colocar mais próximo da realidade.

9.    Tenha calma e confie no seu processo – Após iniciado o processo é comum ter ansiedade e novos questionamentos, afinal você acabou de sair da zona de conforto e está num negócio que talvez não domine tanto. Respeite esse momento, lembre-se que você se planejou, se necessário reveja o plano e faça pequenos ajustes.

 
10. Celebre!
 Reconheça os seus esforços e celebre até mesmo as pequenas conquistas, você teve a coragem de planejar uma mudança e realizá-la tenha gratidão pela sua evolução.

Fazer uma transição profissional e mudar os rumos da carreira nem sempre é fácil, exige autoconhecimento e planejamento. Se você precisa de mais clareza e auxílio para planejar esta mudança, mas não sabe por onde começar, procure apoio de um profissional experiente que já tenha vivenciado essa jornada, pode ser uma pessoa da sua rede de contatos ou até mesmo através de um programa estruturado de orientação de carreira.

Junte-se a nós! Adoraríamos tê-lo(a) a bordo. Para saber mais, por favor preencha as informações abaixo.

×